A Ford mostrou a nova geração do Focus em Abril, e desde essa altura os entusiastas por desportivos "da verdade" começaram logo a pensar até onde poderia ir a Ford Performance com um novo RS, que seria naturalmente mais potente do que o actual (350 cv), capaz de fazer mais do que chegar aos 266 km/h e passar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos.
Mas as expectativas daqueles que já sonhavam com um super Focus RS foram defraudadas. A marca americana deixou cair este modelo, que vai desaparecer do catálogo. A notícia nem é totalmente inesperada: há algumas semanas, Leo Roeks, o responsável pela Ford Performance Europe, escusou-se a avançar com qualquer detalhe ao ser questionado sobre o assunto.
Agora, Amko Leenarts, o responsável pelo design da Ford para a Europa, afirmou aos nossos colegas holandeses da "AutoRai" que o ST é suficiente para garantir o carácter desportivo na gama. "Não encontramos nenhuma razão para criar um Focus mais potente", afirmou Leenarts. "As performances do novo ST terão um nível tão elevado, que não é necessário ir mais além", acrescentou.
Os responsáveis pelo marketing da Ford lá terão as suas razões, mas os 200 cv (+ 18 cv que o anterior) e 290 Nm (+ 50) de binário garantidos pelo motor 1.5 de três cilindros acabam por ser uma proposta magra para os adeptos do musculado RS. Para além disso, o ST apenas estará disponível com uma caixa manual de seis velocidades, num subsegmento onde o mercado procura caixas automáticas com comando por patilhas sob o volante.
O mesmo acontece com as performances. Espera-se que o novo Focus ST possa passar de 0 a 100 km em 6,5 segundos (não impressiona) apesar de poder atingir os 232 km/h, valores que ficam aquém das várias propostas que têm vindo a surgir, cada vez mais musculadas, no universo dos hatchbacks desportivos.
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